sexta-feira, 1 de maio de 2009

Fazendo as pazes com as finanças...


Eu confesso que esses assuntos de educação financeira, controle de finanças, controle de orçamento pessoas, e outros do gênero... para mim são deveras complicado... Mas tenho me empenhado em ler sobre esses assuntos e com isso mudar comportamentos e hábitos que me acompanham desde sempre.

Quem não gostaria de ter um cartão Gold com brasão??? Poder gastar sem se preocupar com a fatura??? Comprar roupas e jóias. Viajar e ficar em hotéis luxuosos. Fazer supermercado e, de quebra, comprar uns CDs, flores e vinhos. E por que não um móvel que você anda namorando, daquele antiquário???

Mas isso é privilégio daquela gente lá de Brasílía...

Aliás, só num país como um nosso para assistir um episódio como esse. Se contarmos para alguém, é capaz de achar que estamos trabalhando um conto de ficção.

Num país onde a maioria das famílias fecha o mês no vermelho, quando não inclui o cheque-especial no saldo da conta, onde a poupança praticamente não existe e onde os aposentados fazem empréstimos para poder sobreviver, como podemos falar em educação financeira? Ensinar que não podemos gastar mais do que ganhamos? Ensinar que devemos ter um padrão de vida compatível com os nossos rendimentos? Que é preciso poupar pelo menos 10% do que ganhamos para o futuro? Que é preciso ser empreendedora?

Concorda que é muito mais fácil trabalhar no governo e ter um cartão Gold com o brasão??? Bobagem essa de educação financeira!!!

Talvez seja por isso que os Estados Unidos, mesmo quando estão em crise, continuam sendo referência. Eles sabem que, quando as pessoas choram, é hora de vender lenços...

É fato que os americanos também fazem dívidas, usam muito o cartão de crédito e esses são alguns dos ingredientes da atual crise imobiliária. A própria crise será para eles uma lição. Terão de aprender a viver com menos crédito, não será mais tão fácil comprar suas residências, terão de repensar suas poupanças para a aposentadoria.

Mas para eles será fácil. A educação financeira é um assunto muito presente em suas vidas. Talvez não estejam aplicando algumas teorias, mas sabem que elas existem e que são poderosas.

Eu também adoraria ter um cartão Gold com o brasão. Mas, já que isso é só para uma minoria privilegiada, é melhor começarmos a pôr em prática algumas teorias da educação financeira. Aqui seguem algumas dicas que estão sendo importantes para mim e que poderão ser úteis para você também:

- Não gastar mais do que ganha;

- Cheque-especial não é extensão do salário;

- Fazer dívidas e pagar juros é ficar mais pobre;

- Poupar pelo menos 10% da receita mensal;

- Pagar-se primeiro. Não espere sobrar, porque nunca sobra!!!

Eu estou tentando... Boa sorte para todas nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina