domingo, 10 de maio de 2009

A ajuda providencial para José Carreras



Três nomes se destacaram durante o último século como os maiores tenores do mundo e quando juntas as três personalidades animaram notáveis festividades, distinguindo-se sobremaneira nas copas do mundo de futebol: Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras.

A maior disputa sempre se deu entre os espanhóis Plácido Domingo, natural de Barcelona, cioso de sua origem catalã, e José Carreras, nascido na capital Madrid. A par da rixa pela disputa da popularidade musical ainda, por motivos políticos, em 1984, tornaram-se ferrenhos inimigos, a ponto de não concordarem a figurar juntos num mesmo evento. Implica dizer que, era condição sine qua non das cláusulas contratuais para a realização de um show que não houvesse concomitantemente a figuração de ambos no mesmo espetáculo.

Só uma terrível enfermidade como a leucemia, em 1987, seria capaz de minar a resistência de Carreras não fosse a sua pertinácia em vencer a todo custo a doença, submetendo-se a tratamentos caríssimos, como transplante da medula óssea, total transfusão sanguínea que o obrigaram a sucessivas intervenções que, apesar de riquíssimo, teve consumida sua fortuna para fazer face às despesas nas clínicas dos Estados Unidos.

Quando lhe minaram os recursos financeiros socorreu-se da ajuda de uma fundação existente em Madrid cuja finalidade era ajudar os doentes atacados de leucemia. Só mais tarde quando curado totalmente graças a esse auxilio, voltou aos palcos da fama como tenor, faturando altas cifras, ficou sabendo que o grande, o maior colaborador da Fundação Hermosa, como se chamava, e também seu presidente, era o seu implacável concorrente musical, o tenor Plácido Domingo.

Para sua surpresa, ficou sabendo que a fundação de ajuda aos leucêmicos, Plácido Domingo, a criara, em total segredo e anonimato, muito de propósito para atender ao seu maior concorrente musical que era ele mesmo, José Carreras.

Como maior prova de seu reconhecimento e veneração pelo gesto humanitário do seu salvador, aquele que lhe devolveu a saúde, a vida, a disposição de voltar a cantar e a brilhar na ópera, José Carreras a deu, interrompendo uma apresentação musical de Plácido Domingo, em Madrid, adentrando ao palco e ajoelhando-se aos pés do seu benemérito socorrista, beijando-lhe as mãos, expressando-lhe o seu profundo agradecimento. Foi uma cena altamente emocionante e inesquecível que se seguiu: Plácido Domingo, levanta-o com ambas as mãos e dá-lhe um grande abraço como o qual selou o início de uma grande e eterna amizade.

Perguntado pela crônica jornalística o porquê de ter criado a Fundación Hermosa, justamente para auxiliar o seu maior adversário musical Plácido Domingo responde: Porque, uma voz como essa não podia se perder...

Além de filiar-se à fundação de Plácido Domingo, Carreras individualmente, foi além, em reconhecimento a Deus pela sua cura e a Plácido Domingo como o grande idealizador da fundação que ajudou a salvá-lo, criando com seus próprios recursos fundação abaixo que leva o seu nome, conforme consta do site www.google.com.br

Fundação José Carreras
O Tenor José Carreras após curar-se de leucemia, criou em 14 de julho de 1988, em Barcelona, a Fundação Internacional José Carreras para a Luta contra a Leucemia, da qual é o Presidente. É uma Fundação assistencial e científica com o objetivo de buscar a cura da Leucemia através de pesquisas; bolsas de estudos para projetos científicos e formação de profissionais; doações para hospitais, ajuda na introdução de tecnologia mais avançada e cadastrar doadores de medula óssea ao REDMO - Registro de Doadores de Medula Óssea-Espanha.

É da Comissão Científica Internacional desta fundação o Professor E. Donnall Thomas, que recebeu o Prêmio Nobel de Medicina em 1990, por seu trabalho realizado na área de transplante de medula óssea.

Achei que devia reproduzir esta história já contada em revistas e jornais do mundo todo. Penso que é uma história que não deve cair no esquecimento e deve ser contada, tanto quanto possível, para servir de inspiração e exemplo e mostrar que, apesar de degradada, natureza humana ainda é capaz de gestos de nobreza!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina