sexta-feira, 29 de maio de 2009

Estilo de Princesa com Nina Garcia



Nina Garcia é diretora de moda da Elle America, mas tornou-se bem mais conhecida do grande público depois que participou como jurada do Project Runway.

Linda, charmosa, chic e sexy sem ser vulgar, aqui ela divide seus segredos de estilo. Nada mal para quem passou mais de 10 anos participando de desfiles e festas e assistindo de perto o vaivém das tendências.

As princesas daqui já sabem que não dá para ser única e especial usando somente o que está na moda, ou copiando um estilo que não é seu... ë preciso criar, ser livre, brincar mais com o guarda-roupa. Para ter um estilo só seu, é preciso mudar as regras e ignorar muitas tendências (ê palavrinha chata), por mais difícil que isso possa parecer.

Autora de 2 livros super comentados atualmente, The Little Black Book of Style e The One Hundred, Nina Garcia dá sua receita.



1) Seja uma editora de seu próprio guarda-roupa

Com a experiência de anos de uma editora de moda expert em colocar na revista somente os ítens mais-mais dos desfiles, Nina diz que este é um conselho de ouro a ser aplicado em nosso guarda-roupa. Devemos ter somente peças maravilhosas, assim fica muito mais fácil ser uma princesa em grande estilo. Ela sugere que a gente arrume o guarda-roupa seguindo esse critério - o de manter somente as peças "uau" e se educar para comprar assim daquele dia em diante. Você nunca mais vai olhar para suas roupitchas e dizer que não tem o que usar, segundo Nina.

2) Invista nos básicos (sempre!)

Os básicos são na verdade aquelas peças essenciais, base (como o nome diz) para um look legal, e que nunca saem de moda. São peças atemporais, que transitam por vários lugares, climas, países, estações - e por isso mesmo merecem um pouco mais de investimento. Vocês vão ver que algumas delas podem se tornar sua assinatura:

. pretinho básico
. camisa de corte masculina branca
. cardiga de cashmere
. trench coat
. calça jeans
. um bom relógio masculino (grande, pesado, ela quer dizer)
. diamantes
. sapatilhas
. um sapato de salto fino
. uma bolsa fantástica

A coisa que mais me irrita nessas listas é a questão da cor - eu, por exemplo, dificilmente uso preto, pois não é minha melhor cor, então pra que vou fazer um investimento num LBD (little black dress), mesmo sendo ele um clássico? Ele não é um clássico para mim. Ou para uma pessoa que tenha um guarda-roupa mega colorido, porque se sente bem assim, um vestido preto não vai ter nada a ver com ela mesmo. Então a gente pega a idéia das coisas, mas não precisa seguir à risca, ok?

Outra observação - se você não está num momento para fazer um investimento mais alto, saiba que a gente consegue encontrar ítens de qualidade a preços bem acessíveis. Lembre-se que as coisas não podem parecer baratas - o que não quer dizer que elas não podem ser baratas, desde que tenham o mínimo de qualidade. Saber garimpar e ter bons olhos é uma arte.

3) Encontre uma boa costureira

Ah, essa é boa mesmo!!! Mesmo que fosse apenas para pequenos consertos, já valeria e muito a pena. Arrumar o comprimento da manga dos blazers, o comprimento de calças, saias e vestidos, ajustar a cintura de calças, principalmente as jeans, é tarefa de poucos! Agora pense em poder reproduzir aquela roupa que você comprou e gosta tanto em outras cores!

4) Não subestime o poder dos acessórios

Jamais!!! Hoje mesmo eu comprei 4 ítens novos por um valor menor que uma blusa!!! Quantos looks eles irão transformar??? Nem eu mesma sei...
E aqui Nina justifica dizendo que se a gente engorda um pouquinho, a calça skinny logo denuncia, mas os sapatos, colares e bolsas não, eles estão lá, a seu lado!!! E esta é outra chance de fazer sua assinatura pessoal. Use algo que tenha um significado para você - uma jóia de família, como um broche, ou um anel antigo pendurado como pingente, e você irá se destacar na multidão.

5) Aprenda a misturar

Nina garante que tudo que inicialmente pareça não fazer sentido pode dar uma ótima mistura. Bem, essa é uma tarefa para poucos, não é qualquer pessoa que consegue extrair o belo de coisas inicialmente distintas. Mas o interessante é isso mesmo, é fazer o inesperado, o que ninguém faz. Para as iniciantes, um exemplo fácil é misturar peças românticas com ítens mais pesados, rockers ou masculinos, que tal tentar??? Ou ainda a antiga dúvida de se misturar diferentes tons de acessórios, como dourado, cobre e prateado. Sim, gente, dá super certo, desde que se observe linhas similares nas peças em questão - ou tudo grande, ou tudo pequeno, ou linhas arrendondadas, ou mais angulares, e por aí vai, ok???

6) Dê a devida importância aos sapatos

Ela diz que uma pessoa nunca terá sapatos (de salto) o suficiente. E alguém discorda??? rs... De salto ou não, os sapatos, e não os diamantes, são os melhores amigos de uma mulher. Um sapato é poderosíssimo - pode mudar sua atitude, seu humor, sua postura, pode transformar um look chato em estilosérrimo, pode alongaaaar as pernas, deixá-las mais belas e torneadas. Quantas coisas no mundo tem tamanho poder? Nina ama tanto seus sapatos que disse começar a compor seu visual por eles. Mas mesmo aqui há algumas regras importantes, como ter os pés sempre feitos, não usar saltos se você não souber andar com eles e não usar saltos muito altos com saias curtas - lembre-se de Julia Roberts em Uma Linda Mulher!


7) não seja uma vítima da moda

Sabem como identificar uma fashion victim? Ela estará usando uma it-bag, inúmeros ítems de designer juntos (especialmente logotipados), e 3 ou 4 peças que saíram na última Vogue (eu achei a Nina além de linda, divertida!). Mas vamos lá: a it-bag, quando tratamos de moda e estilo, é o equivalente a moda, e quem quer ser única quer estilo, portanto... não vai atrás de algo que todo mundo tem. Usar peças de grife não é ruim não, mas realmente sair por aí com logo para tudo que é lado não está com nada. E usar 1 ou 2 peças da última Vogue mostra que voc6e é super antenada, mas sair montada com o look da revista da cabeça aos pés mostra falta de criatividade!!!

8) Aprenda que não é uma questão de dinheiro

Olha que super definição de Nina Garcia - A moda é cara, o estilo não. Não é demais? Ou as antigas, dinheiro não é sinônimo de bom gosto, e etc e tal. O mais bacana daqui é saber onde economizar (save) e onde investir mesmo (splurge) (por exemplo, dá para economizar num lápis de olho, mas tem que investir num bom rímel, concordam?).

9) Compre peças dramáticas

Aqui ela reenforça o ítem 1 - gaste dinheiro em peças únicas, que chamem atenção, "dramáticas" mesmo, como por exemplo um anel grande, um casaco de oncinha (!!!), um vestido de impacto, sandálias de tiras douradas ou prateadas, e por aí vai.

10) O imperfeito é perfeito

Essa é muito boa - Nina chama esta regra de "O Fator Kate Moss). Nada mais é do que não parecer que você está pronta para uma sessão de fotos. Vejam Kate, o cabelo está bagunçado, os acessórios nem sempre combinam, e ainda assim ela é idolatrada.

Na verdade isso exige um super domínio de técnica, pois a distância entre um look lindamente desarrumado e parecer que você caiu da cama e mergulhou no guarda-roupa pode nem se tão grande assim. Mas confesso que também acho arrumadinho meio irritante. Eu, por exemplo, gosto do coquinho que as meninas usam,ainda que seja prendendo um cabelo perfeitamente escovado... maquiar os olhos e costumo não passar batom, apenas o bom e velho Chapstick, para não parecer aquela coisa maquiaaada.

É, gente, o estilo super se constrói... Bjão!!!

PS: Esse lindo vestido azul turquesa, que ilustra a postagem, é uma criação do estilista americano Isaac Mizrahi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina