sábado, 18 de abril de 2009

Vampiros Energéticos


Você já ouviu falar em vampiros energéticos??? Talvez não. Eu utilizo essa expressão há anos para me referir àquelas pessoas que sugam a nossa energia até nos deixar sequinhas, esturricadinhas, sem mais nada a oferecer...

Você deve estar se perguntando quem são essas pessoas??? Que mal pode haver em conviver com elas??? Como identificá-las???

Todos nós possuímos algumas das características do vampiro energético, mas o problema começa quando vários atributos comprometedores se concentram numa mesma pessoa. Essas pessoas são morcegos em forma de gente na vida social e afetiva.

Uma característica freqüente entre os vampiros energéticos é o poder de sedução. Nos primeiros contatos, sempre parecem mais interessantes que as pessoas comuns. São bons de papo e gentis, mas, quando se sentem impelidos a saciar a sede por sangue, são capazes de avançar no pescoço da própria mãe e de quem mais estiver por perto.

Confesso que quando descobri esse tipo de comportamento, identifiquei apenas o “vampiro energético narcisista”... Mas depois, com o amadurecimento, identifiquei outras espécies de emocionais... Mas nesta postagem tratarei apenas do vampiro energético narcisista.

O Vampiro narcisista é aquela pessoa que pensa que o universo está centrado na cavidade do seu próprio umbigo. São pessoas com vaidade exacerbada, cujo único assunto de conversação são elas próprias, as suas qualidades imensas ou seus pseudo-problemas-intransponíveis.

Tais pessoas se alimentam de elogios e da aprovação alheia, porém são incapazes de tecer elogios e comentários à capacidade das outras pessoas; alimentam-se ainda, da sua atenção e capacidade de ouvir seus problemas e tentar solucioná-los.

Como disse anteriormente, num primeiro olhar, essas pessoas são sedutoras e interessantes... Portanto, sem se dar conta, você o terá convidado a adentrar em sua vida, onde ele se instalará com prazer aproveitando-se de sua energia.

Você se tornará seu ídolo, seu salvador, sua diretriz, seu melhor amigo. Pode ser, que cedo ou tarde, você se dê conta que ele colocou sobre seus ombros um peso insuportável. Mas talvez você demore a perceber essa relação de mão única...

Talvez ainda, você se sinta orgulhoso de ser tão inexplicavelmente útil e importante, mas fique atento, porque essa criatura na verdade, não quer nem sua ajuda, nem sua amizade, deseja apenas sugar todo o seu tempo e a sua energia.

Você é para ele apenas um alimento emocional que satisfaz sua necessidade primitiva de sugar energia sem dar nada em troca. Nessa falta de reciprocidade, para mantê-lo sobre controle ele não medirá esforços para fazer-te refém, através de elogios e agradecimentos.

Não se iluda: pois nesse momento, seus caninos estarão fincados profundamente em seu ego. Pois quem não gosta de ser elogiado e se sentir útil, imprescindível, “o melhor amigo”...???

Ao tirarmos a máscara de um vampiro emocional descobrimos um indivíduo que nem podemos qualificar de mal, mas imaturo, narcisista e egoísta.

Como os vampiros mitológicos, essa classe de sugadores há muito não se vê no espelho. Sua imagem nunca refletida impossibilita uma análise mais crítica de sua parte.

Mas não se iluda!!! Ajudá-lo a ver-se como realmente é não o fará mudar seu comportamento, ao contrário, atrairá sua ira.

Sentindo-se injustiçado e contrariado em seu intuito de tê-lo sobre seu domínio ele poderá se tornar extremamente exasperado e inconseqüente.

A melhor maneira é afastar-se, propor-se uma distância segura para observá-lo longe de seu fascínio e palavras hipnotizadoras, e ainda, descobrir a parcela de culpa que tem nesse relacionamento doentio... É assim que tenho procedido...

Antes de mais nada, eu preciso confessar que sou uma presa fácil e constante dos vampiros energéticos; sempre oferecendo minha jugular emocional. Mesmo tendo descoberto há tempos tal comportamento nefasto, só agora tenho me dado conta da minha parcela de culpa nisso tudo.

Qual a nossa parcela de culpa???

Descobri em uma auto-análise dolorida, como são todas as viagens para dentro de nós mesmos, que a minha culpa reside na baixa estima. Muitas vezes preciso me sentir útil para me sentir querida e amada, e para tanto ofereço o meu suculento pescocinho.

Sei que preciso trabalhar mais e melhor a minha auto-estima. Posso ser amiga sem me deixar sugar. Posso ouvir e ser útil, mas preciso me lembrar sempre que a reciprocidade é a tônica da amizade verdadeira.

Um comentário:

  1. Minha amiga...
    Não pude me conter!! Fui "obrigada" a copiar esta postagem e colar no meu perfil do Orkut!!
    Quero agradecer à você por escrever temas tão importantes, que nos levam a profundas reflexões e que certamente irão fazer com que nos tornemos pessoas melhores! Obrigada por sua grande colaboração! Bjsss.

    ResponderExcluir

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina