sábado, 11 de abril de 2009

Ave Bouguereau!!!


Sei que o chic é reverenciar o impressionismo quando o assunto é pintura. Mas eu sempre gostei de andar na contramão. Sou militante do contra, não por desejar ser diferente, como me disseram um dia desses, mas porque entendo que ao sair do lugar comum descobrimos coisas maravilhosas.

Foi assim que descobri há alguns anos Willian Bouguereau quando estudava a Escola Neoclássica, ou Realismo, como também era chamado esse movimento que precedeu Impressionismo.

Só para nos situarmos um pouquinho na História, o Realismo é um movimento artístico que surgiu na França, cuja influência se estendeu a numerosos países europeus. Esta corrente aparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais, sendo também objeto de ação contra o capitalismo progressivamente mais dominador.

Lembro que ainda criança eu tinha um quadrinho que tinha a pintura de Fragonard, O balanço. Lembro ainda que ficava durante minutos olhando cada detalhe daquela pequena reprodução. Acho que sempre fui uma apaixonada pela Escola Neoclássica, mesmo quando não sabia do que se tratava.

Pois é, mas foi nos meus passeios virtuais, quando comecei o curso de Artes Plásticas, que descobri Willian Bouguereau e fiquei fã de carteirinha. E por isso, convido a todos que apreciam as Artes Plásticas, principalmente a pintura, a apreciar as obras de Bouguereau, que são encontradas amplamente na Internet.

De vez em quando é gostoso se dar conta de que a Internet não é feita só de MSN e Orkut. É um mundo maravilhoso que nos permite adentrar Galerias de Arte, passear por lugares distantes e ver coisas que nutrem a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina