sexta-feira, 10 de abril de 2009

Museu de relacionamentos fracassados



A recente abertura do “Museu de Relacionamentos Fracassados” em Berlim, na Alemanha, nos mostra como o amor perdido é uma história universal.

A exibição itinerante solicita às pessoas comuns a entrega de seus antigos pertences relacionados ao amor, ou a falta dele, para o museu.

Obviamente, a coleção de obras cresce a cada semana porque manter por perto objetos relacionados ao outro é o avesso de qualquer esforço que você possa fazer para ser feliz.

Cada objeto ali deixado vem acompanhado de uma explicação.

Um machado. O moço explica que ela foi a primeira mulher que ele deixou ir morar com ele porque achou que deveria deixar as pessoas se aproximarem mais. Ele viajou a trabalho por três semanas e na volta ela estava com outra. Imaginei que o machado era para cometer homicídio doloso, mas não era. Ele ficou com toda a mobília da moça e a cada dia destruía um móvel. Ele explica que quanto mais pedaços de madeira via, melhor se sentia. Quando ela foi buscar a mobília tudo estava organizado em fragmentos e pilhas de madeira. Para quem gosta de uma boa vingança, esse foi um prato cheio e saboroso.

A co-fundadora do museu explica que a mostra funciona como uma terapia porque os objetos podem ser removidos ao museu para “convalescer”.

Nelson Rodrigues dizia que convalescer é o que faz a doença valer a pena.

Acredito que deixar o amor convalescer e andar para frente, e é isso o que faz a vida valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina