domingo, 21 de junho de 2009

Por que a vida não pode ser leve???



Você já parou para se perguntar por que será que para alguns a vida é tão fácil, tão leve, e para outros tudo é problema, uma complicação???

Nunca entendi como existem pessoas que estão gripadas, cheias de febre, e se levantam da cama, mesmo se sentindo péssimas, para ir ao dentista.

Qual seria o problema de desmarcar??? Nenhum. Mas elas são exigentes com elas mesmas e, se deram a palavra, mesmo sendo uma simples ida ao dentista, não podem falhar.

Essas pessoas, se são duras com elas mesmas, são também duras com os outros. Elas criam expectativas, para o bem e para o mal, que não podem ser frustradas, sob pena de cair em profundo sofrimento.

Se uma dessas pessoas complicadas programar uma viagem maravilhosa para as ilhas gregas, quando voltar ela vai falar apenas de como é difícil viajar nos dias de hoje, dos atrasaos nos vôos, dos aeroportos cheios, da bagagem que demorou a chegar na esteira, e vai se esquecer de contar as coisas maravilhosas que viu, até porque talvez ela não tenha visto nada, apenas olhado, o que não tem nada a ver.

Mesmo boas notícias que não estavam programadas contrariam os viciados em sofrer. O imprevisto, mesmo, e sobretudo, em se tratando de coisas boas, transtorna certas pessoas; a vida para elas é difícil, dura.

Parece que não se pode ser feliz porque o castigo vem depois. Elas adiam qualquer prazer por nada, ou talvez para não terem prazer. Quando vêm alguém com pouco ou nenhum futuro pela frente, um empreguinho de nada, sem perspectivas, sendo feliz, dando não uma, mas várias gargalhadas, elas se sentem quase ofendidas.

O lema dessas pessoas é esse: "A vida não é fácil". A visão de uma pessoa que acha que a vida pode ser fácil e leve faz mal aos difíceis. Só que a vida ser fácil ou difícil depende, e muito, de como se é.

Quem é difícil não suporta a companhia de gente leve. E você já reparou que essas pessoas encontram sempre alguém difícil quanto elas para conviver???

E o que é uma pessoa fácil??? É aquela que, se você passar na casa dela na hora do almoço e não tiver nada na geladeira, diz, alegremente, que não tem problema, que em cinco minutos resolve tudo, e pergunta o que você quer: se um omelete, com um com azeitonas cortadinhas, ou se prefere uns ovos mexidos...

Mas isso nunca vai acontecer: uma pessoa difícil nunca chega à casa do outro sem avisar, para que o outro nunca, jamais, faça isso com ele, que só de pensar nessa possibilidade já fica estressado; difícil lidar com pessoas difíceis.

Não há quem não tenha uma amiga ou amigo difícil; eu tenho alguns, e você também deve ter, claro. E o mais inexplicável é que continuo gostando deles, me dando com eles, telefonando para eles, como provavelmente acontece com você. Por que será???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina