sexta-feira, 10 de julho de 2009

O sono dos amantes


Um artigo publicado na edição de junho da revista americana Sleep revela que a má qualidade de sono prejudica o relacionamento a dois. E que o relacionamento a dois, por sua vez, pode prejudicar o sono. Vou explicar:

O estudo foi feito por psicólogos da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, com 29 casais heterossexuais que dividem diariamente a mesma cama e não têm filhos. Não preciso nem explicar porque foram escolhidos casais sem filhos, né??? Quando tive a minha filha, depois da primeira noite em casa, pensei: Nunca mais terei uma noite de sono sem interrupções!!!

Mas vamos à pesquisa...

Fizeram uma espécie de diário de sono de cada uma dessas pessoas e colheram anotações feitas por eles sobre o dia-a-dia do relacionamento O resultado foi o que eles chamaram de "associação bidirecional" entre a qualidade do sono e a satisfação com a relação a dois - e com diferenças de gênero:

- Nos homens, uma noite mal dormida traz perturbações na vida conjugal no dia seguinte.
- Nas mulheres, são os desentendimentos durante o dia que se refletem em uma noite mal dormida.

E os pesquisadores chamam atenção para o seguinte: essas duas formas de ligação entre relacionamento e sono podem se retroalimentar e acabar causando uma crise conjugal.

Ou seja: mais do que nunca, a máxima de resolver conflitos antes de ir pra cama está valendo. E a este soma-se outro mandamento: se ele não dormiu bem à noite, nada de querer discutir a relação durante o dia. Com ele já impaciente por ter dormido mal, o resultado pode ser uma bela discussão…o que vai fazer com que você durma mal…E uma espiral de brigas se inicia.

Por mais que estes estudos sejam uma pouco simplistas, achei interessante...

Mas e quando a causa da noite mal dormida é justamente quem está ao lado???

Eu não ronco - tenho no máximo um ronronar suave.:)

É fato, porém, que alguns casais sofrem com os barulhos do parceiro de cama. Se o homem ronca , a mulher fica reclamando e não deixa ele dormir. No dia seguinte (seguindo os resultados da pesquisa), ele estará de mau humor e vai descontar nela que, chateada com a briga, não vai conseguir dormir direito e vai passar a madrugada toda se incomodando mais ainda com os roncos…Daí pro divórcio é um pulo, não?

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos por uma associação de construtoras diz que, até 2015, 60% das novas moradias terão dois quartos principais para o casal dormir separado. O motivo seria manter a harmonia no casamento. Além do ronco, há quem se mexa muito, chute o outro ou goste de ver televisão na cama até tarde.
Eu acho isso horrível. Uma das melhores coisas do casamento é dormir junto.

E você, o que você acha???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina