sábado, 6 de junho de 2009

Casem por dinheiro...


É o que prega o livro recém-lançado nos Estados Unidos (algo como "Garotas casam com dinheiro: como as mulheres foram levadas a acreditar no sonho romântico – e como estão pagando por isso"), escrito por Daniela Drake, médica que fez MBA e trabalhou com consultoria, e Elizabeth Ford, produtora de TV ganhadora de um Emmy. Bem sucedidas profissionalmente, mas separadas de seus maridos, elas se sentiram no dever de alertar as mulheres para o que classificam como um erro: casar-se por amor.

As autoras voltam ao mundo pré-feminismo para defender que é estúpido o romance servir de base para um casamento. Elas dizem que, quando o amor não era razão para fazer um casamento, ele também não virava motivo para seu fim. Daniela separou-se do marido por achar que o amor tinha acabado, mas se arrependeu. "As coisas poderiam ser diferentes se eu soubesse que o amor é transitório e que sua falta não é razão para terminar um casamento", disse ao jornal britânico The Times. Detalhe: seu ex-marido enriqueceu depois da separação. Pelo jeito, o arrependimento surgiu do saldo da conta bancária.

Mas preocupar-se com dinheiro na hora de escolher um homem não é uma vergonha, como o título do livro já deixa claro. Para quem tem dúvida, elas esclarecem: "Em vez de procurar por amor, procure por segurança, daquele tipo que você possa contar em dólares e cents".

As autoras questionam quem torce o nariz para o conselho: "Por que a sociedade aplaude uma mulher que fica caída pelos grandes olhos azuis de um cara e denuncia outra que escolhe um homem com uma conta bancária cheia de verdinhas? Qual a diferença? Ganhar dinheiro é, antes de tudo, um reflexo de seus valores e caráter. Grandes olhos azuis? Nem tanto."

Você se casaria por dinheiro?

Talvez essa relação entre caráter e dinheiro seja mais verdadeira nos Estados Unidos do que no Brasil, mas os conselhos das duas realmente fazem algum sentido. Elas recorreram até a pesquisas científicas para mostrar por que as mulheres devem se preocupar com o dinheiro na hora de casar. Uma pesquisa do professor Stephen Jenkins, diretor do Instituto para Pesquisa Econômica e Social, por exemplo, mostra que cinco anos depois do divórcio, os homens estavam 25% mais ricos e as mulheres, mais pobres do que quando eram casadas. A principal razão para isso, segundo o estudo, é a diferença de remuneração entre homens e mulheres, que fica ainda maior quando elas têm filhos.

OK!!! Acho que todas concordamos que amor não enche barriga, mas eu, que ainda não me casei, pergunto-me se conseguiria tomar uma decisão dessas olhando para esse dado frio: conta bancária.

Talvez eu seja mesmo uma boba romântica... Mas se já é difícil conviver com quem amamos, como seria, então, dividir a vida com o "senhor segurança financeira"???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina