sexta-feira, 23 de julho de 2010

Minhas gavetas


Outro dia lí que a palavra privacidade originou-se da palavra inglesa privacy, e que foi aportuguesada em algum momento dos anos 70. O texto recomendava que em vez de privacidade se use a palavra intimidade, que é do português, e quer dizer a mesma coisa.

Eu discordo. Para mim, as duas palavras têm significados diferentes. Intimidade diz respeito à minha relação com os outros, privacidade diz respeito apenas a mim. Eu digo "nossa intimidade" e digo "minha privacidade".

Intimidade é algo que eu partilho, privacidade é alguma coisa que eu protejo.

Algo que eu sempre me pergunto é porque as pessoas se acham no direito de invadir a privacidade dos outros em nome da intimidade que elas compartilham.

Porque as pessoas vivem ainda na dimensao de achar que podem "invadir os espaços" alheios??? O que leva alguém a opinar sobre aquilo não lhe pertence???

Acho que as pessoas invadem por que se sentem de alguma forma donas dos outros.

Já viví situações em amizades que, por existir intimidade e troca de confidências, a pessoa se achou no direito de opinar sobre diversos assuntos que não lhe diziam respeito e nos quais não era chamada a opinar.

Muitas vezes me questionei se não fui eu quem deu essa abertura através da intimidade. Mas depois de muito me questionar, cheguei à conclusão que não. Pois eu posso ser íntima de alguém, porém, preservando aquilo que me é privado.

Imagine a seguinte situação: você hospitalizada, pálida, acabou de sair de uma cirurgia e recebe uma visita. Ainda que o visitante seja pessoa da sua intimidade, se este não foi requisitado a participar daquele seu momento, invadiu a sua privacidade.

Eu procuro tomar muito cuidado com essas questões. Procuro ouvir as pessoas, e opinar somente quando sou convidada a fazê-lo. E ainda assim, com muita parcimônia.

Por mais que eu possua intimidade com alguém, existem alguns assuntos nos quais eu procuro me abster de opinar... educação de filhos, possível traição do namorado/marido, ter o não ter filhos, gerenciamento de finanças, gerenciamento da casa...

Nunca digo para uma amiga, por exemplo, que o seu namoro é uma furada, que o cara é galinha ou que não quer compromisso sério... ainda que ela venha reclamar do sujeito comigo. É mais que de foro íntimo. É privado.

No museu Salvador Dali, em Paris, existe uma releitura da Vênus de Milo, com o corpo com gavetas, isso mesmo gavetas!!! Não sou lá muito fã do surrealismo, nem das obras de Salvador Dali... Mas, esquisitices a parte, achei fantastica a ideia do Dali!!!

É exatamente a ideia que eu tenho de intimidade... Algumas das minhas gavetas estão escancaradas, isso é, quero dividir o conteúdo delas com muitas pessoas.

Outras estão semi-abertas e eu posso dividi-las com quem eu quiser, se eu quizer.

Algumas gavetas estão fechadas para os outros, não quero dividir com ninquém. Nessas existem coisas que são só minhas e que eu não quero dividir.

Porém, o mais importante é que eu decido as gavetas que eu quero abrir, e as que eu não quero. Portanto, não abram minhas gavetas!!! É uma agressão sem sentido.

Penso que cada um de nós é dono das suas próprias " gavetas" e que é nescessário preservar espaços próprios de nossa existência.

As pessoas que nada têm nada a esconder não devem ter nada que realmente interesse. Vocês não acham???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina