quarta-feira, 25 de março de 2009

Por que Maquiavel para mulheres?


Maquiavel para Mulheres, não objetiva discutir o pensamento político e sociológico de Nicolau Maquiavel, nem tão pouco é um blog destinado ensinar artimanhas e armadilhas para enredar os pobres incautos do sexo oposto.

Todos já ouviram falar no teórico pensador Italiano Nicolau Maquiavel. Porém, passados mais de quatro séculos da época em que viveu, em todo esse tempo, por mais que se evoque os seus ensinamentos, sem nenhuma cerimônia, tanto no discurso erudito como no universo das relações privadas, na maioria das vezes esse é mal interpretado.O maquiavelismo está associado a idéia de perfídia , a um procedimento astucioso, velhaco, traiçoeiro.

Maquiavel, ao escrever sua principal obra, O PRÍNCIPE, criou um "manual da política", que pode ser interpretado de muitas maneiras diferentes. Talvez por isso sua frase mais famosa: -"Os fins justificam os meios"- seja tão mal interpretada.

Por certo, essa é a sua frase mais famosa, porém em suas obras existe outros pensamentos que são um verdadeiro legado, tais como:

"Não se pode chamar de "valor" assassinar seus cidadãos, trair seus amigos, faltar a palavra dada, ser desapiedado, não ter religião. Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas não à glória”

“Há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis."

Para compreender melhor Maquiavel e o seu pensamento é necessário conhecer o momento histórico em que viveu. Mas também não vamos nos ater neste instante a esse tema. Porém, vale lembrar que nosso momento não é de disputa de principados, mas ainda assim, precisamos lidar com a instabilidade, a tirania despótica de chefes, colegas de trabalho e até de familiares.

"Os fins justificam os meios". Maquiavel, ao dizer essa frase, provavelmente não fazia idéia de quanta polêmica ela causaria. Acredito, que a intenção de Maquiavel não era dizer que qualquer atitude é justificada dependendo do seu objetivo. Seria totalmente absurdo mesmo naquela época. O que Maquiavel quis dizer foi que os fins determinam os meios. É de acordo com o seus objetivos que você vai traçar os planos de como atingi-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina