sexta-feira, 27 de março de 2009

Amor de menos...



Há pouco tempo eu estava num consultório médico aguardando para ser consultada e comecei a ver um capítulo da novela Mulheres Apaixonadas, que estava sendo reprisada pela TV Globo. Nesse dia estava passando justamente a cena em que Heloísa, interpretada brilhantemente pela atriz Giulia Gam, vai à primeira reunião do MADA – Mulheres que Amam Demais. Para quem não se lembra ou não assistiu a novela, trocando em miúdos, Heloisa é uma mulher que tenta a ferro e fogo segurar um casamento que há muito não existe. Foi quando eu me questionei se é realmente apropriado o nome desse grupo de apoio. Mulheres que Amam Demais??? Existe isso??? Que mal pode haver em amar demais??? O Amor verdadeiro nunca é demasiado e não se mede assim pela quantidade, ou será intensidade??? Podemos falar em termos de Amar Demais ou Amar De Menos???

Não sou graduada e psicologia, mas gosto muito dos assuntos pertinentes à área e procuro ler muito a esse respeito, principalmente no que tange a relacionamentos... E nesse momento peço permissão aos profissionais graduados para emitir a minha singela opinião sobre o assunto.

Penso que o grupo de apoio deveria se chamar: Mulheres que Se Amam de Menos. Talvez com esse nome a sigla não ficasse tão bonitinha, mas ao meu ver é o nome mais apropriado.

Normalmente quando uma mulher age com emoções intensas e descontroladas no que diz respeito a um relacionamento, quer seja esse um namoro ou casamento, é comum ouvir que: ela Ama Demais!!! No entanto, penso que não é este o enfoque. Na verdade, ela não ama demais, o que ela tem em demasia é um intenso sofrimento baseado na mágoa, na rejeição, no abandono, no ciúme, e outros sentimentos não tão nobres. Tudo isso envolvido em uma grande capa de insegurança. Pensando bem, talvez essa seja a palavra chave: Insegurança.

A mulher "que Ama demais" é apaixonada e obcecada por uma causa. No entanto, esta intensidade de emoção nem sempre significa Amor. Pode ser uma atitude infantil. A mesma que sentimos quando éramos crianças e alguém tenta nos tirar o brinquedo predileto. Esperneamos, fazemos birra, o que evoca um comportamento totalmente egocêntrico.

O homem “amado” se transforma num alvo ou objetivo de vida. Essa mulher passa a viver em função das tentativas tresloucadas de reconquista ou de planos amalucados de infernizar a vida do pobre “objeto de desejo infantil”. E essa é uma prova clara de que ela se ama de menos.

Se uma pessoa não se ama e não procura focar na sua própria felicidade, jamais conseguirá amar verdadeiramente outra pessoa. Como alguém pode dar algo que não tem??? Como alguém, que possui uma auto-estima tão rasa como água na canela e pensa valer menor que um pano de prato pode amar outro alguém??? Esta mulher não Ama Demais, ela sofre demais... Todas as suas emoções são negativas e desequilibradas.

Algumas mulheres seguem pela vida a fora sem se permitir o crescimento; sempre inseguras e dependentes emocionalmente, angariando migalhas de pena e culpa daqueles que as cercam. Sabem que vivem relacionamentos doentios e humilhantes, mas não têm forças para mudar o curso de suas vidas ou acreditam ser mais confortável viver dessa maneira. Muitas fazem uso da tirania para manter um relacionamento capenga, instável e cheio de emoções infantis.

O Amor apazigua, tranquiliza e nasce no coração daqueles que têm muito amor por si mesmos. O respeito que a pessoa tem por si própria é o bastante para se viver um amor saudável. E amor precisa ser saudável para ser realmente AMOR

Amar Demais é muito bom!!! Amar é uma entrega completa de corpo e alma, pensamento e sentimento, sem perder-se de si mesmo. É entregar-se ao outro, mantendo a sua integridade emocional. Uma entrega solta sem amarras e sem posses. Sem controle. Assim é bom Amar Demais. Você dá ao outro seu carinho e recebe carinho. Mesmo nas fases mais sofridas e complicadas do relacionamento.

Tenho aprendido que, por mais que exista amor num relacionamento, as fases difíceis vão existir, porém em se tratando de um sentimento sadio, sem obsessões, nós estaremos fortes emocionalmente para enfrentar as dificuldades sem nos deixar desfalecer pela Insegurança e o Medo da Perda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina