domingo, 12 de julho de 2009

Mostre que você se importa...



Michael Jackson não foi meu ídolo. Sou da geração que ouviu Michael, mas suas músicas não me embalaram e nem fizeram parte da trilha sonora da minha vida. Para falar a verdade, nem seu jeito de dançar e se movimentar me encantavam.

Meu gosto sempre andou meio na contramão da maioria, e sinto até um pouco de orgulho disso. Nasci no início da década de 70. Meu irmão com idade mais próxima à minha é 11 anos mais velho, e sempre funcionou como uma espécie de mentor, lider cultural, alguém que valia a pena seguir; e ele ouvia Beatles, A Cor do Som, 14 Bis, Lô Borges, Paulinho Pedra Azul, Belchior, Gonzaguinha... portanto, esses foram os meus ídolos na adolescência.

As músicas de Michael Jackson que eu realmente gosto posso contar nos dedos de uma só mão: Ben, Human Nature, Heal the World, Will be there, The Man, Say, say, say, The Girl Is Mine... Ben, a primeira, é uma música romântica dedicada a um ratinho, o que segundo a minha irmã já era um prenúncio das maluquices dele, as três últimas foram feitas em parceria com Paul McCartney.

Mas a morte de michael Jackson me comoveu... Ou melhor, a sua triste e curta passagem por essa vida me comoveu... Por que ele era uma pessoa tão triste??? Por que tomava tantos remédios??? Por que nunca se aceitou??? Por que ele teve de se deformar ao longo da vida??? Menino bonito que era, por que levou à loucura sua vontade de parecer mulher - e, ainda por cima, mulher branca???

Muitos atribuem as suas bizarrices a Joe Jackson, o pai maluco com cara de Irmão Metralha. Segundo o próprio Michael, quando ele ainda era criança o pai o obrigava a ensaiar até a exaustão, e ainda o surrava e o insultava com comentários grotescos sobre a sua aparência fazendo com que a auto estima do garoto fosse parar debaixo da unha do dedão do pé.

Mas eu não me contento muito com essas "teorias prontinhas" que a mídia vende e que todos devoram como lazanha congelada vendida em supermercado.

Que o patriarca Joe Jackson, é um maluco de carteirinha, além de ser dotado de um grande senso de oportunidade, isso é óbvio. Mas eu me pergunto, mais uma vez na contramão da maioria, será que Michael Jackson seria o ídolo que foi caso não existisse a cobrança do pai Joe Jackson??? Quanto das bizarrices e maluquices de Michael podem ser atribuidas ao seu pai??? E quanto do ídolo???

Michael Jackson era amado por seus fãs, mas no fundo era uma pobre criatura atormentada e infeliz. E isso ficou mais claro ainda depois que prestei atenção à letra de uma de suas músicas, por coincidência uma das que eu mais gosto: Will You Be There. Cheguei à conclusão de que mais importante do que amar uma pessoa é você mostrar que se importa verdadeiramente com ela.

"Me abrace
Como o Rio Jordão
E então vou te falar
Você é meu amigo

Me carregue
Como se fosse meu irmão
Me ame como se fosse uma mãe
Você vai estar la?

Quando cansado
Diga se você vai me abraçar
Quando errado, você vai me moldar?
Quando perdido, você vai me achar?

Mas eles me disseram
Que um homem deve ser fiel
E andar quando não puder
E lutar até o fim
Mas sou apenas humano

Todo mundo está tomando controle de mim
Parece que o mundo tem um papel pra mim
Estou tão confuso, você pode me mostrar
Você vai estar la pra mim
E se importar o suficiente pra me aguentar

Me segure
Deite sua cabeça
Devagar e então ousadamente
Me carregue até la

Me segure
Me ame e me alimente
Me beije e me liberte
Vou me sentir abençoado

Carregue
Me carregue com coragem
Me levante devagar
Me carregue até la

Me salve
Me cure e me banhe
Devagar você me diz
Eu vou estar la

Me levante
Me levante devagar
Me carregue com coragem
Mostre que você se importa

Me segure
Deite sua cabeça
Devagar e então ousadamente
Me carregue até la

Precise de mim
Me ame e me alimente
Me beije e me liberte
Vou me sentir abençoado

Em nosso momento mais escuro
Em meu desespero mais profundo
Você ainda vai se importar?
Você vai estar la?
Em meus julgamentos e tribulações
Em nossas dúvidas e frustrações
Em minha violência
Em minha turbulência
Por meus medos e confissões
Minha angustia e minha dor
Minha alegria e meu sofrimento
Na promessa de um outro amanhã
Nunca te deixarei partir
Porque você está sempre em meu coração"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina