terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Quer ficar com cara de estrela? Ilumine-se


Esse é o truque do maquiador americano Scott Barnes para destacar o rosto das celebridades de Hollywood. Em seu recém-lançado livro “About Face” (Sobre o Rosto), Barnes apresenta sua técnica especial de maquiagem, inspirada em suas aulas de pintura na conceituada Parsons School of Design, em Nova York. A ideia é encarar o rosto como um quadro, criando os efeitos de luz e sombra usados pelos pintores. Sabem o “glow” (brilho) da Jennifer Lopez, que lançou a moda da pele dourada e brilhante por aí? Foi Barnes quem criou. A atriz, que aceitou estampar a capa do livro, tornou-se fã do maquiador. Tanto que chama a sua vida antes de Barnes de “época da escuridão”. Para provar o poder de seus pincéis, Barnes sentou em sua cadeira 16 mulheres da vida real – essas assim como a gente – e comandou uma transformação (observe o passo a passo de algumas na imagem ao lado).

O resultado pode ser conferido nas páginas do livro. É impressionante. A ativista americana Katherine Albrecht, uma das escolhidas por Barnes, parece ter subtraído uns bons anos de vida de sua idade após passar pela sessão de maquiagem. É claro que o cabelo caprichado feito pelo hairstylist Chuck Amos, as roupas elegantes escolhidas pela figurinista Jocely Goldstein e os ângulos generosos enquadrados pelo fotógrafo Karl Simone dão sua (grande) contribuição para a revolução visual. No livro, Barnes apresenta o trio como “O Esquadrão do Glamour”.

Mas não é essa a mensagem – de que é preciso montar uma operação de guerra para levantar o visual de reles mortais como nós – que Barnes diz querer transmitir. “A maquiagem é aprender a se aceitar e a destacar os seus atributos”, escreve. O melhor truque de maquiagem é nos olharmos no espelho enxergando os pontos fortes de nossa expressão. E não aquilo que queremos mudar. Barnes diz que toda mulher tem o potencial de uma Jennifer Lopez para se transformar em um mulherão. O maquiador diz não ter feito nada mais do que destacar na maquiagem da atriz a simetria do seu rosto e sua beleza autêntica, latina. Para quem quiser se aventurar, segue o modo de fazer:

1º) Passe uma máscara hidratante, que ajuda a maquiagem a aderir melhor à pele. Aproveite para fazer uma massagem facial. Ela ajuda a relaxar os músculos e torna a expressão mais leve

2º) Observe quais partes do rosto ficam mais em evidência com a iluminação. Aplique tons próximos à cor da pele, criando contornos que ajudem a ressaltar esse brilho natural

3º) Complete a maquiagem seguindo sua intuição e não aquelas regras que mandam pintar os olhos, depois as maçãs do rosto etc.. Imagine que seu rosto é uma tela e veja onde falta cor e qual tom cairia melhor

4º) Use pincéis para espalhar a maquiagem seja qual for a consistência do produto. Barnes diz que eles são a melhor ferramenta para misturar tons e espalhar com precisão a maquiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog é a minha casa virtual, nele exponho as minhas idéias e coisas interessantes que encontro por aí, tais como poemas, crônicas, dicas... Portanto, seja bem vindo!!! Deixe seus comentários e sugestões, pois será um prazer saber a sua opinião sobre os temas postados. Um beijo enorme!!!
Ellen Cristina